Está pronto para criar Stories do Instagram que impressionam seus seguidores e aumentam seu engajamento?

Se você quer fazer sua marca parecer melhor e conseguir mais visualizações, você precisa pensar “fora” do aplicativo do Instagram e ser criativo com os outros aplicativos para os Stories.

Nesse vídeo-aula grátis, você vai aprender como criar Stories do zero, paletas de cores e muito mais usando o aplicativo Over. Além disso, nós vamos te dar dicas sobre como planejar e otimizar seus Stories também.

Assista o vídeo agora de graça:

Começando: Como criar Stories com o Over

Quando se trata de aumentar a sua audiência e apresentar sua marca, o Stories é o melhor lugar para se estar!

É criativo, envolvente e, com uma forte estratégia, é fácil fazer sua audiência amar o que você posta.

Qual o primeiro passo? Aprender como fazer o Stories combinar com a estética da sua marca, captar sua audiência e fazer as visualizações virarem seguidores. E é aí que o aplicativo Over entra nos stories.

A melhor notícia é que você não precisa de nenhum conhecimento prévio para começar.

Graças aos templates do Over – layouts pré-projetados criados pelos designers gráficos do aplicativo que são completamente personalizáveis – você pode criar Stories que combinam perfeitamente com a estética do seu Instagram e apresentar o seu negócio em poucos minutos apenas usando seu celular!

Corte pela metade do tempo de criação dos templates para os Stories:

Layouts pré-projetados podem tornar o trabalho de criação dos Stories muito mais fácil, eliminando todo o trabalho difícil de descobrir exatamente onde colocar seu texto, imagem ou vídeo.

Pode ser difícil de imaginar como algo incrível ficará quando você não tem uma referência visual, e é por exatamente por isso que amamos os templates.

Com o Over, você pode rolar pelo feed com lindos templates que pode ajudar a ter uma ideia e inspirar seus próximos Stories.

Mas, o mais importante, mesmo que os modelos tenham sidos criados designers especializados, você sabe que independentemente de como você customiza o seu modelo, ele vai sempre parecer novo e interessante quando os seus seguidores virem. É preciso todo um processo de imaginação (?) quando se trata de saber como criar os Stories.

Pense no seu modelo como suas plantas para as suas histórias do Instagram – você sabe onde os elementos da “estrutura”, como texto, imagens e logotipos, podem ser usados, mas você vai querer adicionar os toques pessoais, como cores, gráficos e animações da sua marca realmente faça o seu próprio.

Pense no seu modelo como uma maquete para as suas histórias do Instagram – você sabe onde estão os elementos da “estrutura”, como texto, imagens e logotipos. Mas você vai querer adicionar os toques pessoais, como cores, gráficos e animações da sua marca para realmente fazer o seu próprio.

Segue abaixo algumas das nossas principais dicas para personalizar modelos e criar histórias do Instagram com Over:

Dica 1: Use um mesmo modelo de Storie para seus posts

Com uma grande variedade de Stories para escolher no aplicativo Over, sabemos que pode ser tentador usar vários modelos diferentes. Mas isso pode comprometer sua marca e afetar a forma como seu público reconhece suas postagens futuramente.

Então, se manter firme sobre o estilo de modelo que você vai utilizar é importante. Para te ajudar nisso, nós recomendamos salvar os modelos que você gosto em uma pasta no aplicativo para ter um acesso rápido e fácil posteriormente.

Depois de encontrar seus favoritos, você pode misturá-los e combiná-los para criar suas histórias!

Dica 2: escolha fontes complementares ou adicione fontes da marca

Escolha fontes que ficam ótimas juntas, ou, até melhor, use as fontes da própria marca. É uma maneira fácil de ampliar o design do modelo personalizado.

Se você quiser adicionar as fontes da sua marca no Over, basta seguir estas etapas:

1.Compartilhe as fontes do seu computador para o seu telefone;
2. Aceite os arquivos no seu telefone para instalá-los;
3. Abra o aplicativo Over e navegue até as fontes em qualquer um dos seus modelos de rascunho;
4. Suas fontes devem ser instaladas nas opções de fonte disponíveis!

Para os stories do Later, integramos a fonte da nossa marca, a Poppins, para o Over. Assim, podemos criar stories que correspondem à nossa marca e estilo criativo do nosso site.

Você também pode navegar pela enorme seleção de fontes que o Over oferece até encontrar um ou dois que atendam à sua marca e estética. O Over ainda tem “fontes emparelhadas” que podem ajudar a combinar fontes diferentes. Aqui estão algumas dicas, se você quiser escolher fontes para os templates do Stories:

1.Combine fontes manuscritas com fontes angulares em negrito.
2. Combine as fontes san-serif com fontes serif.
3. Combine fontes sans-serif robustas com fontes serif leves.

Dica 3: integre as imagens de sua marca ou procure por novas

Não há como negar que, quando você cria um stories, as imagens são um dos fatores mais importantes a serem considerados!

Com o Over, você pode incluir as próprias imagens e vídeos da sua marca em seus modelos de templates. Ou você pode facilmente encontrar lindas fotos usando Unsplash ou Pixabay no aplicativo.

Um truque que usamos para encontrar a foto certa para uma sensação ou estilo específico é pesquisar por tema, em vez de procurar a imagem exata que você precisa. Por exemplo, se o seu estilo é beachy e boho, pesquise boho no Unsplash e selecione uma imagem que seja adequada para adicionar ao seu template!

Dica 4: Adicione alguns elementos de animação às suas histórias do Instagram

Vídeos de animação são notáveis na comunidade de design atualmente e usá-lo em suas histórias lhe dará um fator instantâneo.

Se você não tiver um designer gráfico próprio para ajudar com animações, use a biblioteca de mídia e animações do Over para personalizar seus templates!

Lembre-se sempre de encontrar animações que complementem a estética e o estilo geral do seu Instagram! Saiba mais sobre como animar os Stories do Instagram aqui (artigo em inglês).

Dica 5: Encontre a paleta de cores da sua marca para os Stories

E no tópico da estética do seu Instagram, você quer ter certeza de que, enquanto personaliza seus templates no Over, você cria os Stories que integram a paleta de cores da sua marca!

Aderir a uma paleta de cores nos seus stories é fundamental para criar a lembrança da marca: seja da sua empresa ou da marca que você está construindo. Manter esse esquema de cores consistente é a chave!

É muito fácil alterar as cores da sua fonte, do plano de fundo e de outros elementos no seu template.

Basta tocar no elemento que você deseja alterar, como o plano de fundo ou a caixa de texto, e selecionar a cor nas opções na parte inferior da tela.

Aqui você pode selecionar cores da mesma paleta associada ao template ou tocar na roda de cores para mais opções.

Para ajustar sua cor, você pode arrastar as escalas de cores para editar a cor selecionada ou digitar o código de cores preciso desejado.

Se você não tem uma paleta de cores específica, aqui está um truque para ajudar você a encontrar uma:

Na barra de pesquisa dos templates, pesquise uma paleta de cores. A Over criou uma biblioteca de paletas de cores com base nas tendências atuais e nos estilos de marca, por isso, quando você ver algo de que gosta, basta tocar nela para abri-la.

Cada bloco aqui é uma cor nesta imagem ou design e representa uma cor na paleta. Mas aqui está a melhor parte: você pode salvar essa paleta para usar em outros templates .

Primeiro, verifique se os blocos estão bloqueados no modelo e simplesmente os desbloqueie nas camadas.

Em seguida, toque em um bloco para editá-lo e toque em uma cor.

Isso abrirá todas as cores do design – cada um desses pontos é uma cor na paleta. Agora, para salvar essa paleta, toque nessa seta aqui e ela abrirá a guia paletas. Basta tocar em “salvar paleta”, dar um nome e salvá-lo.

Dica 6: Adicione alguns elementos de design interessantes ao seu template de Stories

Lembre-se de que a chave para aumentar seu número de seguidores no Stories é se destacar da multidão!

E a melhor maneira de fazer isso é fazer os Stories com elementos gráficos legais e ousados como efeitos bokeh e glitch em seus posts!

O Over tem um monte desses pacotes gráficos que vão desde glitter a bokeh, efeitos de luz e efeitos de falha que podem ser usados com a ferramenta Blur.

Veja um exemplo de como usar o efeito bokeh:

Comece com a sua imagem no seu template, abra a biblioteca de gráficos e procure por bokeh. Escolha as cores que preferir e, em seguida, aumente o tamanho para preencher a página.

Agora percorra todo o caminho até a ferramenta de mesclagem. Em seguida, role para iluminar ou tela e voila!

Você pode fazer isso com alguns outros pacotes gráficos deste estilo, como efeitos de luz.

As marcas já estão usando esses tipos de efeitos para serem criativos com suas histórias e se destacarem da multidão. Veja como Ariana Grande usou o efeito de falha em um de seus posts no Instagram!

Espero que, com todas essas dicas, você possa começar a personalizar e criar suas próprias postagens do Stories!

E, quando estiver confiante e pronto para criar o Stories da sua marca com o Over, é hora de começar a planejar e agendar seu calendário de conteúdo para alcançar mais o seu público-alvo!

A melhor notícia? Você pode baixar Over de graça!

Como planejar, agendar e postar suas histórias do Instagram com Later

Você criou lindos stories do Instagram com o Over, então,já está pronto para começar a planejar seu calendário de conteúdo!

Postar com frequência nos stories é fundamental para criar um público-alvo e aumentar seus pontos de visualização, e você pode planejar suas histórias exatamente como planejaria qualquer outra postagem social em seu calendário de conteúdo.

Para facilitar o planejamento de seu calendário, pense em criar temas dos stories para dias diferentes da semana. Veja como a @Everlane tem o habitual Transparency tuesday.

Ou similarmente, o @Flytographer tem uma Quarta-feira de Casamento semanal – eles compartilham seu melhor conteúdo com tema de casamento na mesma hora toda semana para que seus seguidores saibam o que esperar, e quando!

Se você está apenas começando com a estratégia do Instagram Stories, aqui estão algumas coisas que você deve ter em mente quando começar a planejar seu conteúdo:

1º: criar um storyboard para suas histórias no Instagram

Uma ótima maneira de começar é criar um storyboard (roteiro) rápido dos sotires para garantir fluidez.

Ao estabelecer o começo, o meio e o fim do seu storie, você pode certificar-se de cobrir todos os pontos importantes e, ao mesmo tempo, garantir que tudo flua naturalmente. Também é uma ótima maneira de economizar tempo, compartilhar mais stories e permanecer consistente.

Depois de planejar e criar seu conteúdo, é hora de adicioná-lo à sua agenda de postagem.

2º: Programe seus stories com antecedência

Você sabia que pode agendar os stories com o Later? Pode ajudar você a economizar uma tonelada de tempo!

Com o agendamento dos stories, você pode sentar e planejar, filmar, projetar e programar todas os stories para toda a semana de uma só vez. Isso ajudará você a criar stories melhores e não precisará ficar estressado imaginando o que postar todos os dias.

Para agendar seus stories com o Later, basta enviar suas fotos ou vídeos para sua biblioteca de mídia, como você faria para postagens normais.

Em seguida, clique no botão Stories na visualização do calendário e arraste e solte seu conteúdo na ferramenta de storyboard.

A partir daqui, você pode planejar visualmente suas histórias com a ferramenta de storyboard e reorganizá-las conforme necessário ou adicionar mais histórias.

Você também pode adicionar uma legenda ou um URL se estiver incluido um link de acesso rápido, o que é muito útil para salvar URLs personalizados. Sua legenda ou URL serão copiados para seu telefone quando for a hora de postar.

Para agendar os stories, selecione a data e a hora no menu suspenso ao lado do botão Salvar Story.

Quando chegar a hora de postar seu story, todo o seu conteúdo será enviado para o seu celular por meio de uma notificação, facilitando a postagem do Stories em segundos.

Abra a notificação e clique em “Publicar story a partir do aplicativo Later”.

Se você está publicando vários stories, pode até fazer o upload de todas de uma vez para facilitar ainda mais!

Ao selecionar o conteúdo dos seus stories, basta clicar em “Selecionar vários” para escolher todos os slides em ordem e, em seguida, clique em Avançar.

A partir daqui, você pode adicionar links, GIFs ou adesivos para cada slide e, quando terminar, clicar no botão ao lado para compartilhar com sua história.

Planejar e programar seus stories não vai apenas poupar seu tempo, também vai poupar muita dor de cabeça ao criar uma estratégia de marketing de sucesso no Instagram e garantir que você publique seu melhor conteúdo!

3º: Adicionar os stories nos Destaques do seu perfil

Os destaques do Instagram são uma ótima maneira de dar notoriedade às suas novas coleções ou salvar seus stories por categoria, para que todo o trabalho possa durar por mais de 24 horas.

Se não tiver certeza sobre quais categorias de destaques você deve ter, pense nas páginas de destino do seu site: se você é uma loja feminina online, talvez tenha um destaque para sua coleção mais recente, melhores vendedores, um destaque de perguntas frequentes, informações sobre o envio e um destaque “sobre” onde você pode introduzir o seu negócio e as pessoas por trás dele!

Veja como a @gotoskincare usa os destaques para mostrar seus produtos, tutoriais e dicas de cuidados com a pele:

Não se esqueça: você pode fazer upload de fotos de capa com marca e seguir sua estética no Instagram, e elas também podem ser facilmente feitas com o Over!

4º: acompanhe e meça o desempenho dos seus stories

Por fim, se você quiser criar uma estratégia vencedora do, precisará ter uma ideia clara de como avaliar seu desempenho.

Você pode visualizar sua análise do Stories no aplicativo Instagram em seu telefone ou pode usar a análise dos stories do Later!

E, ao contrário da análise no aplicativo Instagram que salva apenas as métricas dos seus stories por duas semanas, no Later você pode analisar até três meses!

Métricas importantes são as que você deseja acompanhar as impressões, saídas e sua taxa de conclusão.

Enquanto a análise dos Stories fornece os dados, cabe a você continuar testando e aprimorando sua estratégia de conteúdo!

Testar diferentes tipos de conteúdo e recursos pode ajudá-lo a identificar tendências, monitorar “vitórias” e ajudá-lo a criar uma estratégia aperfeiçoada que o seu público adora!

E com o conhecimento, você pode retornar aos estágios de design e continuar aprimorando seus templates e temas do Instagram Stories com o recurso Over.

Então você tem isso – agora você tem tudo o que precisa para criar um Stories com o Over e começar a criar estratégias para o seu futuro conteúdo para o seu perfil!

O Stories não está mostrando sinais de desaceleração, por isso, se você ainda não está criando e postando stories da sua marca, agora é a hora de ser criativo com seus designs e criar postagens que impressionem seu público!

Texto reproduzido e traduzido do blog Later.