Você sabe o que é uma logomarca? Em termos gerais, logomarca, ou simplesmente logo, é a representação gráfica do nome de uma marca ou de uma empresa. Ela determina a identidade visual, facilitando o reconhecimento da organização perante o mercado e o público consumidor.

É preciso ressaltar que o conceito referido acima é, na verdade, o de um logotipo, e as pessoas confundirem os termos acaba sendo muito comum. Entretanto, os profissionais da área afirmam que, apesar de a palavra logomarca estar no dicionário, ela é um neologismo, ou seja, foi “abrasileirada” para representar uma nova forma de logotipo.

A seguir, para você entender melhor o tema, mostramos as vantagens que um bom logotipo gera para uma empresa e quais tipos podem ser adotados. Continue a leitura e confira!

Atrai o público certo

Sabemos que nenhuma marca vende para todos os públicos. Portanto, é fundamental definir um público-alvo para que seja possível executar ações, traçar estratégias mais direcionadas e, consequentemente, atrair mais clientes. Por ser desenvolvido unindo as diretrizes da empresa com as preferências/características do seu público, o logotipo se torna parte desse processo.

De nada adianta um negócio vender produtos para jovens, por exemplo, se o logotipo transmite a sensação de muita seriedade e formalidade. Portanto, é preciso investir em um logo cuja primeira impressão seja boa e com o qual o público se identifique.

Transmite profissionalismo e credibilidade

Pense bem: como alguém vai dizer que um serviço é melhor do que o outro sem ainda ter experimentado nenhum dos dois? Então, ao se comparar produtos e serviços ainda desconhecidos, porém semelhantes entre si, o logotipo pode ter um papel decisivo.

Mesmo não sendo uma regra, o consumidor tende a confiar mais em uma empresa que possua uma marca bem definida, isto é, que tenha a mesma representação em todas as formas de comunicação e contato com o cliente. Já um empreendimento sem logotipo não tem uma identidade enraizada e passa a impressão de que falta qualidade e profissionalismo ao negócio.

Confere identidade à marca

Um logotipo diz muito sobre a marca, ajudando o cliente a identificá-la facilmente. Além disso, transmite outros aspectos importantes, como a missão, a visão e os valores de uma organização.

A Natura (empresa brasileira de cosméticos), por exemplo, tem como objetivo oferecer produtos de qualidade ao mesmo tempo em que busca passar para o público sua preocupação com o meio ambiente e com a sustentabilidade. E uma das formas de disseminar essa mensagem é por meio do logotipo em sintonia com suas diretrizes.

Tipos de logotipo

Ao fazer uma breve observação do mundo à nossa volta, você já deve ter percebido que há diferentes logotipos, certo? E mais do que às cores ou à tipografia, nesse sentido, estamos nos referindo aos tipos. Por isso, abaixo, explicamos melhor cada um deles:

  • iniciais — possuem as letras iniciais ou abreviações das marcas destacadas. Ex.: CNN (Cable News Network);
  • textuais — são aqueles que só possuem texto. Ex.: Google;
  • simbólicos — representados por uma imagem gráfica. Ex.: Nike;
  • textuais e simbólicos — integram tanto a estratégia visual quanto a textual. Ex.: Ricardo Eletro.

Então, agora você já sabe o que é uma logomarca e qual sua importância para um negócio. Aproveite que está por aqui e se aprofunde no assunto lendo este outro post sobre criação de logo eficiente e eficaz para empresas.Boa leitura!