fbpx
Fellipe Bayeh
Fellipe BayehAutor
Publicitário, Cientista de Dados e BI.
Diretor de Marketing na Beiramar Imóveis
CIM no Senado Federal

Como surgiu a produção de conteúdo

Conteúdo para Internet

A Produção de conteúdo para internet não é de hoje, fornecer um conteúdo atraente e relevante para o público não é estratégia recente. Ou você pensou que só com a internet foi possível pôr em prática o Marketing de Conteúdo?
A implementação de uma estratégia de conteúdo similar ao que hoje está sob os holofotes começou em 1895. John Deerecriador do primeiro arado de aço forjado e dono de uma companhia de máquinas agrícolas batizada com o nome dele, lançou a própria publicação da empresa, chamada “The Furrow”.

The Furrow

A revista não era usada para veicular propaganda dos seus produtos, mas para levar informação ao público-alvo sobre técnicas de produção, histórias pessoais de agricultores e notícias sobre o mercado.

Guia Michelin

Poucos anos depois da iniciativa de Deere, circulou o primeiro “Guia Michelin”, da fabricante de pneus de origem francesa. Para que as pessoas tivessem razões para ter um carro e viajar — e, portanto, comprar pneus — a empresa lançou o guia de gastronomia e turismo! Mais eficaz que publicar um catálogo de pneus, não?
Guia Michelin

Guia Michelin

Ao longo do século passado, mais empresas deram um gás aos seus negócio por meio da produção de conteúdo. Temos também o exemplo da Lego, que, nos anos 1980, publicou a revista “Brick Kinks”. O objetivo era incentivar o uso do brinquedo para fins pedagógicos e mostrar que o produto ia muito além da diversão.

Na Década Seguinte

Em 1998, foi criado o Custom Publishing Council (Conselho de Publicações Personalizadas), nos Estados Unidos. A entidade era totalmente dedicada à criação de revistas publicadas por marcas, o que há anos já fazia sucesso no mercado.
Por fim, em 2001, o termo content marketing foi criado pela empresa norte-americana Penton Custom Media, dirigida pelo mesmo fundador do Content Marketing Institute (CMI), Joe Pulizzi.
Bom, por esse breve histórico é possível perceber o quanto o conteúdo desempenha um papel relevante para os negócios. Quer entender melhor sobre essa importância?

A importância da produção de conteúdo

A produção de conteúdo serve como alicerce para a construção de relacionamento entre empresas e seus clientes. Passou a existir essa necessidade porque os hábitos de consumo se alteraram com a adoção de novas tecnologias pelos consumidores, os quais, agora, podem ir em busca de informações e avaliações sobre produtos e serviços e se comunicar diretamente com as marcas.
Logo, oferecer um conteúdo valioso significa mostrar experiência e autoridade para o público-alvo da marca. Por isso, os laços criados são duradouros, e a confiança, fortalecida.
Dê uma olha nos principais benefícios que as empresas obtêm por meio da produção de conteúdo para web:
  • quanto mais conteúdo de qualidade houver, mais tempo os usuários passarão consumindo o site;
  • à proporção que as organizações produzem, mais chances terão de serem bem classificadas pelos mecanismos de busca;
  • a taxa de conversão de visitantes em leads aumenta em razão da confiança despertada pelo conteúdo;
  • a visibilidade da marca também cresce nas redes sociais ao compartilhar os conteúdos efetivos;
  • conteúdo valioso, relevante e de qualidade para o público-alvo só favorece o engajamento entre ele e a empresa, que se torna inesquecível!

Quer saber mais? Escute o nosso Podcast sobre Produção de Conteúdo na Internet.

2019-09-24T21:32:53-03:00